Localizada na Av. Independência 456, a chamada Casa Godoy é um dos raros remanescentes do estilo art nouveau em Porto Alegre. Datada de 1907, foi projetada pelo arquiteto de origem alemã, Hermann Menschen. A construção utilizou tecnologia importada com elementos de alvenaria e ferro de acordo com o estilo que seguiu rigorosamente. Detalhado em minúcia, o projeto , desde os desenhos dos adornos até a escolha dos materiais empregados nas esquadrias, forros, paredes e mobiliário, constituindo um todo integrado ao estilo preciso e coerente.
A casa é constituída de três pisos com 719, 39 m² de área construída que se dividem em térreo,segundo piso e sótão. A fachada possui elementos florais e gradeamento em ferro trabalhado nas janelas do térreo e a única abertura do sótão é coroada por um frontão de desenho ousado que domina o conjunto. Sobre a porta de entrada , uma janela com vitral.
A casa pertenceu ao médico psiquiatra Jacintho Godoy que, devido a sua projeção, manteve uma movimentada história social, fazendo com que sua casa se tornasse ponto de encontro de notáveis da sociedade da época no período de 1939 a 1959.
No térreo ficava o consultório do médico Jacintho Godoy interligado aos fundos da casa que incluía cozinha, sala anexa e pátio. No segundo piso, um corredor interliga os dormitórios e o banheiro. Na frente da residência, o gabinete, a sala de visitas e nos fundos a sala de jantar, sala de fumar e sala de música que se abrem todas para um avarandado com balaustrada de ferro ornamentada. Notáveis são as pinturas murais decorativas nos espaços nobres, os vitrais e o mobiliário remanescente.
Seu ilustre proprietário, o médico gaúcho Jacintho Godoy Gomes, formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1911, foi diretor do Hospital Pisiquiátrico São Pedro de1926-32 e 1937-51. Foi o idealizador do Manicômio Judiciário e da Diretoria de Assistência a Alienados do RGS. Personagem polêmico, Dr.Jacintho Godoy foi um homem de ciência que procurou marcar posições através de práticas discursivas variadas e ligado à política positivista. Diretor do São Pedro por 20 anos, sofreu as intempéries do cargo que o levou a ser exonerado definitivamente em 1951.
Também foi fundador do Sanatório São José em 1934 onde idealizou e organizou nos 80.000 m² um serviço modelo com os avanços que estavam disponíveis na época.
O médico psiquiatra Jacintho Godoy morreu em 15 de outubro de 1959 deixando seu filho como seu sucessor na Clínica São José. Em 26 de novembro de 1996 a Casa Godoy foi tombada pelo patrimônio histórico e passou a pertencer ao município de Porto Alegre. Até ao ano de 2009 ainda constava na porta da casa a placa indicativa com o nome do médico.