Museu de Arte do RGS - Margs
Theodor Alexander Josep Wiedersphan, arquiteto alemão, formado pela Escola de Cosntrução de Wiesbaden em 1894 veio para o Brasil em 1908 para trabalhar na Viação Férrea. Aconteçeram problemas de contrato e Theo foi trabalhar para o escritório de engenharia de Rudolf Ahrons, um porto alegrense que havia se formado pela Escola de Engenharia Civil de Berlim. Trabalhou até a firma de Rudolf ser fechada quando da Primeira Guerra Mundial. Terminada a guerra. Theo Wiedersphan fundou sua própria empresa que faliu em 1930 na esteira da crise mundial. Em 1933, com a exigência do registro profissional, foi rebaixado a categoria de "construtor licenciado" . Theo, então trabalhou para a igreja Evangélica de Confissão Luterana, mas teve suas atividades novamente interrompidas durante a Segunda Guerra Mundial.
Casa de Cultura Mário Quintana
Memorial do Rio Grande do Sul
Edifício Ely
Shopping Total
Abriu um escritório em Novo Hamburgo onde construiu , além de algumas residências, o prédio da Sociedade Aliança.
Por sua genialidade, fama, competência e numerosas obras que marcaram na história do Rio Grande do Sul,
atraiu a inveja, o ciúme e o despeito de seus contemporâneos. Por ser de origem alemã, mesmo estando integrado a vida riograndense , sofreu perseguições políticas durante a segunda guerra. Por tudo isso, ressentido com o tratamento que recebia, entrou em depressão. Morreu em 12 de novembro de 1952, com 73 anos. Foi o maior arquiteto de sua época.
Um dos prédios, o da Cervejaria Brahma, hoje Shopping Total, foi finalizado entre 1911 e 1914.Nesta época, Theo construiu, na rua em frente, hoje Rua Comendador Azevedo, que foi a sua casa onde morou com a família. Esta casa aínda existe. Está restaurada e foi transformada em 6 apartamentos.
Casa que foi residência de Theo Wiedersphan
Os prédios antigos mais bonitos de Porto Alegre foram projetados por Theo: Margs, Memorial do RS, Sede do Tumeleiro, Casa de Cultura Mário Quintana, Shopping Total, Secretaria da Fazenda, Hospital Moinhos de Vento, Faculdade de Medicina, e muitos outros. E, segundo seu contemporâneo,Günter Weimer, também o traçado básico da Catedral Metropolitana.
Leia mais em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Theodor_Wiederspahn
Theo teve tanta visibilidade e tanta fama que ainda hoje é lembrado como o maior arquiteto gaúcho de todos os tempos. Por isso, atraiu muita inveja, ciúme e despeito. Por ser de origem alemã, mesmo estando perfeitamente integrado à vida dos pampas, sofreu perseguições políticas durante a segunda guerra. Por causa do desgosto e muito ressentido pelo tratamento que recebera, acabou entrando em depressão.
Morreu com 73 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário