A história do Chalé da Praça XV de Novembro, no Centro Histórico de Porto Alegre, confunde-se com a história da cidade. O primeiro Chalé foi inaugurado em em 22 de novembro de 1875 como um quiosque para a venda de sorvetes. naquela época a praça chamava-se Praça Paraíso.
Em 1909 e 1911 sofreu transformações e, novamente em 1971 após um incêndio. Nem os historiadores podem afirmar que o Chalé foi construído em Porto Alegre ou se veio desmontado da Europa, o que era muito comum na época.
Mantém, ainda hoje, a sua função de restaurante. Lugar agradável para se estar entre amigos, o Chalé possui também um cyber café.
Encontram-se contudo elementos nitidamente Art Nouveau na decoração, principalmente no gradeamento metálico que cerca a área ao ar livre em torno e fecha o terraço. Os pilares e decorações metálicas, bem como os painéis modulares de madeira e vidro que compõem a fachada, são testemunho das inovações tecnológicas ocorridas na virada do século XX e que influenciaram estilos arquitetônicos.
O pequeno prédio tem dois pavimentos em planta octogonal, mais subsolo e mezanino, totalizando 195,23 m² de área construída. O térreo é composto pelo salão principal do restaurante, mais uma sala anexa para cozinha e apoio, e o pequeno mezzanino. O piso tem ladrilhos hidráulicos em motivos geométricos. O piso superior, por onde se sobre através de uma escada metálica móvel, mostra uma saleta menor também octogonal, com telhado ornamentado com lambrequins, sendo rodeada de um terraço com grades como parapeito.
No dia 11 de janeiro de 2011, depois de longa reforma, o Chalé e a Praça foram reabertos para o público.
Ao lado, o Mercado Público de porto Alegre também mereceu um destaque e foram criados diversos decks para o atendimento dos bares do mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário