Depois de ter feito quatro apresentações no Brasil nos últimos 6 meses, Paul subiu ao palco do Engenhão para seu último concerto. Sabendo que não daria para oferecer mais do mesmo, Macca preparou um repertório diferente. Pra começar, um terno preto substituindo os tradicionais azul e lilás. Além disso, foram cinco mudanças em relação repertório de ontem, incluindo as até então inéditas “Coming Up” e “I saw her standing there”, que não haviam sido tocadas em nenhuma das últimas quatro apresentações da Up and Coming Tour no Brasil. Aliás, vale observar uma curiosidade que une as duas: enquanto “I saw her standing there” era a primeira faixa do primeiro álbum dos Beatles, “Coming Up” foi a primeira do primeiro álbum solo de Paul após sua saída dos Wings. O disco “McCartney II” (1980), por sinal, acaba de ser relançado numa edição deluxe.
Paul subiu ao palco diante de 45 mil pessoas que tentavam superar as plateias anteriores em empolgação e receptividade. Difícil comparar o dia “mais legal”. Macca esbanjou novamente simpatia e gastou ainda mais o seu português, recorrendo a diversas gírias. Desde a abertura às 21h30 em ponto, com “Magical Mistery Tour”, ele levantou o Engenhão. Entre as clássicas “All my loving”, com sua projeção que remetia ao início da beatlemania, e “Got to get you into my life”, que trazia imagens extraídas do jogo “Beatles Rockband”, fenômeno de vendas nos videogames e que reaproximou os fab four de uma nova geração.
Essa preocupação de Paul em se comunicar com diferentes gerações é sintomático do papel que ele assumiu de “embaixador” do legado dos Beatles. Era gente de todas as idades espalhadas pelo estádio e vindas do país inteiro. Já no bis, ele ainda insistiu em surpreender com a entrada já citada de “I saw her standing there”. O final sempre apoteótico que une “Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band (Reprise)” com “The End” comoveu o público que saia em meio aos papéis picados.
Paul se despediu dizendo um “até a volta”. Agora é esperar e torcer pra que não demore.
Nenhum comentário:
Postar um comentário