sábado, 21 de maio de 2011

Paul McCartney - As exigências da produção

Atender todos os requisitos do chamado Rider, um documento com muitas exigências feitas pelo artista e sua produção é um verdadeiro desafio. O sempre famoso pedido de toalhas feito por artistas, no caso de Paul, é por toalhas brancas de algodão egípcio e  barras de sabão Ivory, um produto da Procter & Gamble que é branco, ligeiramente perfumado e não contém gordura animal.

Também o vegetarianismo de McCartney exige que nenhum alimento que contenha qualquer tipo de carne seja servido a ele, banda e equipe. Os chefs de Paul mcCartney, Jason e Lucy o acompanharam na tournê  quando esteve em Porto Alegre e foram auxiliados pelos chefs brasileiros Joaquim Aita, Valéria Obino e Tuca Padilha. Toda a equipe que acompanha Paul McCartney e a Banda durante a tournê, tem que comer o que é preparado. Na área de trabalho não entra carne. Se alguém não puder sobreviver sem ela, tem que comer fora da área de trabalho. Mas geralmente ninguém sai.
Buffet feito pelo Sheraton Porto Alegre para Paul McCartney e  Banda
O carro que leva Paul McCartney não pode ter assentos de couro. Os móveis de todos os aposentos do backstage de onde ele se apresenta também não pode ter couro ou outro produto animal. O rider especifica de que tipos e quantos sofás, quantas cadeiras, mesas etc. Paul gosta de plantas e pede que sejam tão cheias embaixo quanto em cima. Pede lírios brancos, frésias, gardênias, flores silvestres, rosas brancas e rosas que devem ser entregues até as 11 horas da manhã do dia do show. Paul tem três ambientes, um lounge, um vestiário e um “inner sanctum”, um santuário privado. 


Ninguém pode assistir à passagem de som a não ser devidamente autorizado pela produção. A segurança deve retirar todo o pessoal não autorizado nesta hora. Atualmente a passagem de som tem se caracterizado como um show a parte : para poucas pessoas que pagam um preço elevado para assistira a passagem de som com direito a drinks e comidinhas especiais durante a apresentação.


Paul em Porto Alegre
Dez minutos antes da chegada de Paul, a área de acesso deve ficar livre, seguranças a postos para conter pessoas que estejam esperando do lado de fora. O local de desembarque deve ter apenas o número essencial de pessoas. Não deve haver comitiva de espera. 


Todo o acesso aos bastidores deve ter seguranças para evitar entrada de pessoas não credenciadas. Um segurança deve ficar na porta do vestiário de Paul o tempo todo.

Nenhum presente, seja de que tipo for, caixa, disco, papéis, pode ser entregue diretamente ao artista, à banda e à equipe. Em Porto Alegre, a produção pediu que fossem deixadas caixas nas entradas dos portões para que os fãs colocassem ali os presentes destinados ao ex-beatle. Ao final do show as caixas são recolhidas e  o material é encaminhado a segurança que  examina e depois libera.


Antes da abertura dos portões, toda a área do show e dos camarins deve receber uma varredura completa com cães farejadores pra detectar eventuais ameaças ao local. 


É proibida a entrada com câmeras de fotografia e de vídeo profissionais e semi-profissionais, latas, garrafas, armas e qualquer objeto que possa ser considerado perigoso para o artistas e para o público. As pessoas são previamente examinadas antes de ter acesso as arquibancadas.

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