segunda-feira, 11 de abril de 2011

Torres - Morro do Farol

O Morro do Farol é conhecido também como Torre Norte. Lá foi erguido o primeiro farol em 1911 que servia de orientação para os navegantes. Depois deste houve outro em 1927, em 1935 e 1952. O último foi construído em 1970 e possui 18 metros. 


Prainha onde inicia o caminho que costeia o Morro do Farol 




















Praia da Cal


O lugar é lindo e se tem uma visão geral de todas as belezas da região. Todas as praias: Grande, da Cal, Prainha, Morro das Furnas, Parque da Guarita, Ilha dos Lobos, Lagoa do Violão, Dunas de Itapeva e a Serra. De lá saem os Parapentes para os passeios pelos céus de Torres. Se quiser também recebe aulas do esporte. Comércio de lembraninhas também não faltam e se quiser pode observar a fauna da Ilhas dos Lobos  com uma luneta. O Farol está lá , mas fica meio perdido em meio a paisagem exuberante.





Farol



Praia da Cal
Dunas e ao fundo a Serra






Ao fundo Dunas de Itapeva
Guarita
Prainha e Praia Grande


Morro das Furnas e Guarita



Ao fundo a Praia Grande



Ao fundo a Ilha dos Lobos
Vista da Prainha


No caminho da subida do Farol passamos pela Escola Cenecista. Saiba que naquelas imediações já houve um forte muito simples construído em meados do século XIX. Ao pé do morro, ao lado do mar, existe um caminho ligando a Prainha à Praia da Cal . Neste trecho a praia é rochosa e imprópria para banho , mas a beleza compensa. Em meio ao caminho, encravada no Morro do Farol uma gruta de Nossa Senhora Aparecida que muito antigamente fala-se que ali se localizava o cemitério da cidade.


O chapadão mais elevado que se eleva desde o mar em um paredão rochoso tem cerca de 600 metros de largura e sua altitude superior de 46 metros e meio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário