Desde agosto do ano passado foi criado uma discussão que decidirá sobre o possível fechamento do Mini Zoológico do Parque Farroupilha, parque da Redenção, em Porto Alegre. Segundo especialistas em meio ambiente e também de zoologistas e autoridades está sendo discutida a retirada dos animais com a proposta para que tenham uma vida melhor. Avançamos até o mês de março e ainda não há ainda uma conclusão sobre o assunto.]
O Mini Zoo existe no Parque desde 1937. Hoje, sua localização está entre avenidas movimentadas como a Av. João Pessoa. Um dos principais argumentos para a sua retirada é a poluição respirada pelos animais e o barulhos constante durante as 24 horas do dia. Outro forte argumento é os animais serem alvo de agressões e a de terem arremessados as suas jaulas objetos como cigarros e chicletes, além da vegetação do parque impedir grande parte da passagem da luz do sol durante o dia, problema que agrava durante os meses de inverno.
Macaco I
Macacos II
Segundo representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estiveram no local e o reprovaram. Um exemplo é o cativeiro das aves, que deveria ser circular e ter altura suficiente para vôos. Já os macacos apresentam apatia e irritabilidade. Há alguns anos vimos o estresse de um Lobo Guará, que não conseguia sequer comer e andava de um lado para outro em sua pequena jaula.
Registramos as lembranças de muitas crianças que visitaram o Mini Zoo acompanhados do seus pais nas manhãs de domingo, torcemos para uma solução satisfatória para os animais.
As espécies
- Aves como araras, papagaios, gaviões, urubus, pavão, faisão, saracura, mutum-cavalo, marrecas
- Mamíferos com ratões-do-banhado e micos-prego
- Répteis como jabutis
Nenhum comentário:
Postar um comentário