sábado, 12 de fevereiro de 2011

Filme - Documentário - Lixo Extraordinário



O documentário  Lixo Extraordinário  ("Waste Land") relata a trajetória do lixo que é descartado no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina localizado na periferia de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e que depois é transformado em arte pelas mãos do artista plástico Vik Muniz e depois, para  prestigiadas casas de leilões internacionais, muitas vezes voltando para as paredes da sociedade do  Rio de Janeiro.

Marat foi leiloado por 77 mil reais

O documentário já recebeu diversos prêmios internacionais. Com co-produção da 02 Filmes  e da inglesa Allmega Projects venceu premio do público de melhor documentário internacional no Festival de Sundance, prêmio do público da Mostra Panorama do 60º Festival de Berlin , prêmio direitos humanos da Anistia Internacional no Festival de Berlim e o prêmio do público no Festival de Paulínea (BR).

Vik Muniz durante as filmagens do documentário

O documentário 'Lixo Extraordinário', sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores de lixo de Jardim Gramacho, foi indicado para concorrer ao Oscar  2011 de melhor documentário e está entre os 15. O Oscar acontece neste ano no dia 27 de fevereiro.
 




"Meu sonho é mudar a forma elitista  com a qual a arte é encarada. Não acredito na separação entre o popular e o inteligente como se fossem coisas antagônicas. "

                                                                 Vik Muniz





Nenhum comentário:

Postar um comentário