sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Série Detalhes - Santander Cultural


O prédio histórico do Santander Cultural no centro da Porto Alegre incialmente foi  a sede do Banco da Província. A construção foi iniciada em 1927 e concluída em 1931 teve projeto de engenharia de Hipólito Fabre e fachadas ornamentadas por Fernando Corona que esculpiu pessoalmente o grupo do frontispício.





Theo Wiedersphan colaborou no projeto arquitetônico e o interior ficou a cargo de Sthephan Sobczack, um arquiteto polonês , tendo as esculturas existentes na parte traseiras sido executadas por Alfredo Staege.






Com 5.600 m² de área , tem uma construção eclética com predominância do neoclássico, onde se destaca suas grandes colunas lisas de capitéis coríntios.







Possui ainda um salão central iluminado por uma clarabóia e vitrais franceses colunas imponentes, belas balaustradas  e uma escadaria em ferro e mármore bem ao centro do salão de dá aceso ao subsolo.






Todo este conjunto está a disposição de eventos culturais, exposições,  e arte. Os cofres localizados no sub-solo foram transformados um em cafeteria e outro e sala de cinema.









Nenhum comentário:

Postar um comentário