Hoje Memorial do Rio grande do Sul, o prédio dos Correios e Telégrafos de Porto Alegre, foi construído pelo arquiteto alemão Theodor (Theo) Wiedersphan entre 1910 e 1914. Com forte influência do estilo barroco-germânico foi, até a de de 70, sede dos Correios e Telégrafos.
As torres com as cúpulas em bronze, lembram os capacetes do exército prussiano. Ao centro do prédio está Atlante, personagem da mitologia grega condenado a sustentar o mundo em suas costas. Ao seu lado, uma figura feminina representa o velho continente e a figura de um jovem, que faz as vezes do novo mundo.
Em 1980, foi tombado pelo patrimônio histórico. Depois de passar por uma grande restauração, em junho de 2000 passou a ser o Memorial do Rio Grande do Sul.
O Memorial abriga vários espaços e exposições nos seus três andares incluindo o arquivo histórico, o centro de história oral, centro de memória virtual, livraria, cafeteria entre outros espaços.
No meu entendimento, um dos prédios mais bonitos da cidade. Um tesouro deixado por Theo Wiedersphan registrado na série Detalhes.