domingo, 14 de novembro de 2010

Praça da Matriz




Praça da Matriz



A Praça da Matriz está localizada no coração de Porto Alegre. Existe desde os primeiros tempos da cidade, lá pelos anos de 1770. Até 1840, quase um século depois, ainda era somente uma elevação. Fotografias registradas em 1870 mostrava apenas poucas palmeiras. O ajardinamento só conteceu dez anos mais tarde quando recebeu o nome que conserva até hora, Praça Marechal Deodoro da Fonseca.



Em 24 de outubro de 1914 foi inaugurado o Monumento a Júlio de Castilhos, em homenagem ao grande estadista gaúcho Júlio de Castilhos. O monumento em bronze, construído na gestão do governador Carlos Barbosa, foi criado pelo escultor Décio Villares. Cercam a figura central do governante diversas personificações de virtudes como a Coragem e a Prudência, e de valores e instituições como a Educação e o Civismo. 


Hoje a Praça da Matriz é o centro político do estado e em seu entorno existem diversos prédios de importância histórica ou social para a cidade. Ali estão a Catedral Metropolitana de Porto Alegre; o Palácio Piratini, sede do Poder Executivo Estadual; o edifício da Assembléia Legislativa, o Palácio do Ministério Público e o Palácio da Justiça. Também estão localizados na praça o Theatro São Pedro e alguns outros casarões antigos. Nas suas vizinhanças imediatas encontramos ainda o Solar dos Câmara, o Museu Júlio de Castilhos, a Biblioteca Pública do Estado e a antiga Casa da Junta, hoje o prédio da Casa Civil, todos em edificações históricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário