terça-feira, 24 de agosto de 2010

Baleia Jubarte



Terminou a pouco a operação de resgate a baleia jubarte que esteve encalhada desde sábado na Praia de Capão Novo, entre Capão da Canoa e Arroio Teixeira. A operação reuniu a Fepam, o Celimar, Petrobrás, Brigada Militar, Batalhão Ambiental e Corpo de Bombeiros.




Foi montada uma operação minuciosa para o salvamento e durante todo o processo o aminal foi alimentado e monitorado por biólogos. Uma equipe de mergulhadores da Petrobrás inciaram um processo injetando agua doce para fazer um túnel onde pudesse ser passada um cinta para fazer o rebocamento. 







Depois de diversas tentativas por volta das 16 horas a baleia jubarte debateu uma das nadadeiras e, lentamente, virou e se deslocou para o fundo.




 A comoção foi de todos que assistiam o resgate. 




O animal, segundo informações ainda está desorientado e pode voltar a prais, por isso uma lancha da Petrobrás continua monitorando a jubarte até que siga em alto mar.





Nesta época do ao as jubartes seguem até a Bahia para reprodução. Exames que foram feitos dpos biólogos deverão determinar de era uma baleia jovem e também se é macho ou fêmea...





Japoneses e noruegueses deveriam seguir o exemplo de civilidade, melhor, de humanidade ! São gestos como estes que nos fazem humanos. Boa sorte, jubarte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário