Têmis era filha de Gaia e prima de Nêmesis. Ambas foram entregues aos cuidados das Deusas Moiras (Cloto, Laquésis e Atropo) para escapar da ira de Urano, pai de Têmis.
As Deusas Moiras lhes ensinaram tudo sobre a ordem cósmica e natural das coisas; e a importância de zelar pelo equilíbrio. As Moiras são as Deusas do destino, tanto dos homens; quanto dos Deuses e suas decisões não podem ser transgredidas por ninguém. Têmis e Nêmesis foram criadas como irmãs, sendo Têmis a Deusa da justiça e Nêmesis a Deusa da retribuição.
Têmis não representa a matéria em si, mas a qualidade da terra, significando sua estabilidade, solidez e imobilidade e se comunicava com a humanidade através dos oráculos.
Em referências da antiguidade Grega, os pesquisadores não encontraram Têmis de olhos vendados, acreditando que isso tenha sido agregado posteriormente.
O Palácio da Justiça de Porto Alegre foi construído na Praça da Matriz, entre 1953 e 1968. O projeto de Luís Fernando Corona e Carlos Maximiliano Fayet, é uma das mais importantes obras da arquitetura contemporânea brasileira realizadas no Estado.
Completamente restaurado e, devolvidas todas as suas características do projeto inical, o prédio ostenta uma imensa escultura de Têmis, a Deusa da Justiça, sem vendas, em sua branca fachada de mármore.
Nenhum comentário:
Postar um comentário